Como escolher a plataforma de ensino online?

O objetivo de qualquer plataforma educacional online é o aprendizado de qualidade. Essa qualidade deve equalizar a qualidade entregue através das salas de aula padrão nas escolas. Existem plataformas de aprendizagem online ilimitadas atualmente correndo para capturar a maior parte das instituições de ensino, cada uma vem com um sistema diferente e uma coleção ajustável de recursos e funções. Esse número impressionante de opções de aprendizado online pode rapidamente levar as escolas à paralisia da análise onde, com inúmeras opções vêm grande confusão, e sim, essas opções podem ser esmagadoras.

Bill Gates disse uma vez: “A tecnologia é apenas a ferramenta. Em termos de fazer com que as crianças trabalhem juntas e as motivam, o professor é o mais importante”,e isso se aplica também nas plataformas de aprendizagem online.

Escolher a solução certa que complemente os objetivos educacionais da escola precisa de uma compreensão profunda das opções disponíveis, onde o objetivo é escolher uma escolha que ajude a escola a manter um nível aceitável de continuidade da educação e demonstrar o verdadeiro valor da aprendizagem online.

Sala de aula virtual não é apenas videoconferência

O e-learning oferece mais do que o que é conhecido como uma plataforma de conferência online. As salas de aula virtuais oferecem funcionalidades mais avançadas e extremamente flexíveis, à medida que se curvam às necessidades dos alunos.

Em uma sala de aula uma média de 20 a 25 alunos podem participar, os alunos devem estar recebendo a experiência normal em sala de aula ou ainda melhor com a ajuda da multimídia. Quando utilizada corretamente, a multimídia oferece aos alunos novos meios de adquirir conhecimentos que são projetados para enriquecer o ensino e a aprendizagem através de diversos canais e plataformas. Ao contrário das plataformas virtuais de conferência, por exemplo, onde os participantes podem fazer login e vídeo/ou teleconferência sem ter qualquer controle excepcional sobre a sessão, as salas de aula virtuais são criadas caracteristicamente; impor controle total sobre os recursos, e manter a autoridade da escola e o controle sobre as aulas e sessões.

Para elaborar mais ainda simplificamos para você e montamos uma lista de recursos que ajudarão as escolas a escolher a plataforma que melhor se adequa às suas necessidades de aprendizagem.

1 – Fácil acesso

A maioria das plataformas disponíveis requer uma instalação de software ou um plug-in do navegador, o que pode ser desafiador. Quando nem todos os usuários possuem dispositivo de tecnologia de ponta, nem todos também obtêm um conhecimento tecnológico adequado para conduzir esses procedimentos técnicos.
Uma plataforma de aprendizado on-line boa deve estar dando aos usuários a flexibilidade para acessar o sistema através de um link que pode ser visualizado em qualquer navegador disponível, seja em um desktop, laptop, celular, um tablet ou até mesmo uma smart TV.

Além disso, durante emergências como o fechamento da escola, por exemplo pelo COVID19, os alunos precisam fazer login imediatamente sem qualquer interferência, como downloads ou processos demorados que possam afetar toda a experiência educacional, e aqui está por que uma plataforma de fácil acesso deve estar em cima da mente de cada escola ao procurar a melhor solução.

2 – Interface amigável

Uma boa sala de aula virtual deve ser altamente personalizável, especialmente para tutores que devem se sentir confortáveis durante a condução de suas aulas. Eles devem estar confortáveis com a interface, as funções e o nível de controle sobre a classe. Ao preparar aulas digitais, os tutores podem incluir vários arquivos multimídia como PPT, vídeos, PDFs e outros formatos, a plataforma não só suportará esses arquivos, mas também os exibirá de forma apertada, organizada e clara sem lidar com o envio de links e e-mails de convites.

A plataforma também deve permitir que os alunos naveguem de forma fácil e suave durante sua diminuição on-line.

3 – Efetividade do Ensino

Plataformas eficientes de e-Learning devem permitir que os tutores construam suas aulas online, obtenham informações acionáveis e entreguem facilmente sua Lição. Tais características poderosas permitem que os professores obtenham insights sobre as atividades dos alunos por meio de relatórios informativos, incluindo atendimento e número de abandonos tomados na aula.

4 – Interatividade e Sessões ao Vivo

Ninguém nega a importância de ter uma interação direta entre um professor e um aluno. Ao usar as ferramentas certas, as escolas podem obter aprendizado ao vivo interativo. Existem várias características que marcam uma sessão virtual bem-sucedida:

  • Ter um quadro de branco on-line controlável que permite ao instrutor anotar partes-chave da aula sempre que necessário. E a capacidade de compartilhar tela e conectar-se a placas inteligentes.
  • A capacidade de incluir diferentes tipos de perguntas, como pesquisas e múltiplas escolhas dentro da sessão, pode ajudar a maximizar a interação e o foco dos alunos.
  • O bate-papo ao vivo é um requisito em qualquer plataforma hoje em dia, pois cria uma ponte direta entre o tutor e os alunos e os alunos entre si. Para conseguir uma resposta ao vivo dos alunos, seja uma intervenção ou uma pergunta é sempre considerado um valor agregado da plataforma.
  • Mais opções de interação podem sempre somar à plataforma de aprendizado, opções como compartilhar webcams, levantar as mãos, emojis e truques virtuais.
  • As notificações são outro aspecto a ser buscado nas plataformas de aprendizagem online. Procure plataformas que enviem notificações automáticas de push, como quando uma aula é agendada, ou quando as atribuições são colocadas e quando os exames são determinados.

5 – Segurança de conteúdo

À medida que a tecnologia se desenvolveu, surgiu a necessidade de segurança e autenticidade. Qualquer plataforma virtual deve garantir a segurança dos dados e as plataformas virtuais de aprendizagem não são uma expectativa.

A plataforma de aprendizagem deve dar à escola e aos tutores um controle completo sobre seu conteúdo e proteção contra uso e download não autorizados. Exemplos sobre isso incluem a capacidade de excluir, alterar arquivos de mídia e limitar a capacidade de baixar as sessões em vários formatos, como formato mp4 ou WMV.

Conclusão

O método de aprendizagem online tem sido a escolha de muitos educadores e instituições em todo o mundo, este é muito o caso especialmente em tempos de emergência, onde escolas e outras instituições de ensino buscam a melhor opção do mercado, mas a escolha entre inúmeros número de plataformas dificulta a escolha.

Tentamos aqui listar uma série de recursos que podem ajudar as instituições de ensino a se decidirem ao se comprometerem com uma sala de aula virtual online.

Nossa equipe desenvolve sua plataforma de aulas online com treinamento e suporte incluídos, observando métodos de qualidade e segurança.

Entre em contato conosco para falar sobre como nossa equipe Pictuone pode criar e instalar sua plataforma de aulas online, capacitar seus educadores e transformar sua escola.

SOLICITAR ORÇAMENTO